quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sozinho com a Casa Cheia de Gente

       Por que esse comportamento? Porque a gente não consegue mais desconectar. Não existe mais saída. Simples assim. A sensação é de que nunca mais poderemos voltar a ser o que éramos quando não estávamos sempre disponíveis. Você se lembra? Se você se lembra é porque deve ter perto dos 40 anos. Naqueles tempos, não estávamos totalmente disponíveis e, assim mesmo, sobrevivíamos e fazíamos negócios" no horário comercial". Agora, a disponibilidade  transformou nossas vidas. Não existe mais limite nos horários, como não existe mais nenhuma divisão numa sociedade conectada. Estamos sempre conectados porque precisamos estar sempre disponíveis.
    E, assim, passamos a viver dependentes e conectados com milhares de pessoas que nos acessam a qualquer hora. Todos precisam estar disponíveis para quem está bem ao nosso lado.
    Ficamos disponíveis para o mundo e indisponíveis para quem está junto de nós. Ficamos conectados com o longínquo e desligados do próximo. E não importa se no trabalho, na rua ou em nossa própria casa, amigos, cônjuges, filhos, cada um está com seu equipamento curtindo o seu mundo lá fora e há uma grande solidão compartilhada em família. Às vezes, essa solidão conectada ganha contornos trágicos, que nos deixam perplexos.
 
  Sérgio Irumé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário